Doenças da tireóide: hipotireoidismo, hipertireoidismo , nódulos na tireóide.

A tireoide é uma glândula em forma de borboleta (com dois lobos), que fica localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão (ou popularmente, gogó). 
Apesar de ser relativamente pequena, comparada a outros órgãos do corpo humano, ela tem grande importância para o adequado funcionamento do organismo. Produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que atuam no controle do metabolismo, do gasto energético e no funcionamento de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins.
 
Distúrbios da Tireoide:
Existem várias condições que podem afetar o funcionamento da tireoide:
 

Hipotireoidismo: Nesse distúrbio, a tireoide não produz hormônios suficientes. Isso pode levar a sintomas como cansaço, perda da memória, pele seca, sensação de frio e diminuição da frequência cardíaca.

Hipertireoidismo: Aqui, a tireoide produz excesso de hormônios, o que pode resultar em sintomas como perda de peso inexplicável, ansiedade, tremores, aumento da frequência cardíaca e sudorese excessiva.

Nódulos Tireoidianos: O termo nódulo tireoidiano refere-se a um crescimento anormal de células que formam um “caroço” dentro da glândula tireoide.

Os nódulos de tireoide geralmente são benignos. A maior preocupação diante de nódulo, em qualquer órgão, é o risco deste nódulo ser maligno (ou câncer). No caso da tireoide, a grande maioria dos nódulos, principalmente dos nódulos pequenos, é completamente benigna e pode, inclusive, ser mantida apenas em acompanhamento clínico, sem necessidade de cirurgia

Câncer de Tireoide: É o tumor endocrinológico mais comum e afeta cinco vezes mais as mulheres do que os homens.  Frequentemente, ele surge em uma idade mais precoce do que a maioria dos outros tipos de câncer em adultos – dois em cada três casos ocorrem com pessoas na faixa etária entre 20 e 55 anos de idade. 

Diagnóstico e Tratamento:
O diagnóstico das doenças na tireoide envolve exames de sangue para medir os níveis de hormônios tireoidianos hormônio estimulante da tireoide (TSH). A ultrassonografia é muito utilizada para avaliar a glândula e identificar nódulos. O tratamento varia dependendo do distúrbio, podendo envolver O tratamento varia dependendo do distúrbio, podendo envolver medicação, cirurgia ou terapia com iodo radioativo. No caso do câncer de tireoide, o tratamento é feito por meio de cirurgia.  No procedimento, chamado tireoidectomia, o cirurgião remove parte ou, toda a glândula tireoide.  Em casos específicos,recomenda-se a  terapia com iodo radioativo para complementar o tratamento, que consiste em ingerir uma pequena quantidade de iodo radioativo para destruir o tecido tireoidiano não removido pela cirurgia.

Importância do Acompanhamento Médico:
É fundamental consultar um endocrinologista para avaliar a função da tireoide, especialmente se você apresentar sintomas de desequilíbrio hormonal. Um tratamento adequado, monitoramento regular e aconselhamento profissional podem ajudar a manter sua tireoide e, por consequência, seu corpo, funcionando de maneira saudável.

Se tiver dúvidas ou preocupações, não hesite em procurar um endocrinologista qualificado para orientação e tratamento personalizado.

                        
 

Sobre mim

Área de atuação

Bioimpedância

Agendar

Contato

R. Frei Caneca, 558 - cj 1703 - Consolação,
CEP 01307-000, São Paulo -SP

(11) 93235-9479

(11) 2597-7181

Copyright © 2024 Dra. Tatiana Denck Gonçalves

Desenvolvido por: Semear Marketing Digital